Blog da 4ª Série do Ensino Fundamental da EMEIEF Adélia Krempel de Prince, cidade de Queiroz, interior de SP. O objetivo deste Blog é o intercâmbio virtual entre nossa escola e a escola de Tijucas(SC), potencializando o uso da internet na educação como meio de ampliar conhecimentos e valorizar a comunicação.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

História – Como nasceu Queiroz

Em maio de 1938, Joaquim Ferreira Gandra, procurador de Heitor Ferreira Gandra, tomou a iniciativa de desmembrar da fazenda Paiquerê, esta desmembrada da fazenda Guatuporanga, um lote de terra com a área de 58 alqueires, compreendido entre os rios Caingangs, Aguapeí e Tibiriçá, dos quais 10 alqueires seriam para a fundação de um patrimônio.

Essa área foi loteada e vendida à prestação cuja finalidade era de se estabelecer um pequeno centro comercial para a serventia da zona agrícola que na época já era bastante desenvolvida.

A escolha do nome Queiroz deve-se ao fato de na época a Fazenda Paiquerê ser dos proprietários da firma Queiroz Ferreira & Cia LTDA, pois essa firma acolhia grande número de trabalhadores que chamavam o pequeno núcleo de Vila Queiroz.

A fundação e construção da primeira casa ocorreram em 19 de Maio de 1938, ficando ocorrido a comemoração e instalação do Patrimônio Vila Queiroz em 30 de Novembro de 1938.

Os administradores dividiam a terra em pequenas propriedades.

Muitos dos que nunca possuíram nada durante toda a vida, aqui encontraram sua oportunidade. E assim nasceu Queiroz.

Foto antiga

Professora Alda 

Fonte de pesquisa: Livro do Programa Melhoria da qualidade do ensino no município.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá amigos! Deixe-nos seu recado comentando a respeito do nosso blog, nos fazendo alguma pergunta.. dizendo o que achou, ok?
Queremos muito interagir com vocês!!!